quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Intervir no mundo é importante ?

VER, PENSAR, INTERVIR

Todos nós devemos ter a capacidade de ver, pensar e intervir, pois são três pontos fundamentais para a transformação do mundo.
Na minha opinião, e indo para um ponto de vista muito relacionado com a Natureza, nós devíamos ser capazes de contribuir para a sua preservação.
Alberto Caeiro menciona várias vezes que a Natureza é a verdadeira realidade, então, nós devemos ser capazes de ver o que lhe está a acontecer, de detetar a poluição e os estragos, que estão a contribuir para a sua destruição.
Depois desta observação, devemos ser capazes de reflectir, pensar  que isto não é o correcto. Que é necessário dar uma reviravolta no mundo para se salvar esta realidade verde. Devemos saber intervir na sociedade, mostrando aquilo que observamos e apresentando os argumentos reflectidos para que assim consigamos que uma mudança de atitudes surja e assim salvarmos ou transformarmos o mundo.
Fora deste contexto, estas capacidades também são importantes na união da sociedade. Por vezes, estamos tão ocupados com a nossa vida, que não temos tempo para reflectir, para pensar que nos estamos a isolar. Perdemos a capacidade de observar o outro e ver que, possivelmente, ele precisa da nossa intervenção na sua vida, precisa de apoio.
Se não somos capazes de observar no outro os seus sentimentos, se não somos capazes de pensar no outro, de intervir na sociedade e só nos soubermos isolar, o mundo vai-se tornando cada vez menos num lugar onde domina o colectivismo, mas onde existe maioritariamente o individualismo.







                                     











Sem comentários:

Enviar um comentário